Estudo revela que carros autônomos são mais seguros, exceto em 3 situações específicas – confira! (Freepik – vwalakte)
Carros autônomos têm se mostrado mais seguros do que os dirigidos por humanos, de acordo com um estudo da Universidade da Flórida Central, exceto em três situações específicas: ao operar durante o amanhecer e o anoitecer, onde o risco de colisão é cinco vezes maior; e ao realizar curvas, com o dobro da taxa de acidentes em comparação com motoristas humanos.
+Emblema raro de Nissan Skyline de 1997 é vendido por mais de US$ 40 mil e chama atenção de colecionadores
+Citroën Aircross é reprovado com zero estrelas em teste de segurança do Latin NCAP
Os pesquisadores analisaram dados de acidentes entre 2016 e 2022, comparando 2.100 incidentes com veículos autônomos a 35.133 envolvendo carros tradicionais, levando em conta fatores como clima, condições das estradas e horário.
Os resultados indicaram que, na maioria dos cenários, os veículos autônomos demonstram maior segurança, especialmente em colisões traseiras ou laterais. Esses carros, já utilizados em cidades como Shenzhen, Estocolmo e Los Angeles, oferecem benefícios adicionais, como independência para idosos, criação de empregos e melhorias em áreas onde o transporte público é insuficiente.
Especialistas, no entanto, alertam que os dados ainda são preliminares devido ao número limitado de registros de acidentes com veículos autônomos e possíveis vieses das empresas do setor.
Apesar das limitações, o estudo representa um avanço no entendimento da segurança dos carros autônomos, mas reforça a necessidade de mais análises para conclusões definitivas.
Fonte: Unilad | Foto: Freepik – vwalakte | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial